07 setembro 2012

SERVIÇOS DEGRADAM-SE A OLHOS VISTOS NA LINHA DO OESTE

Apesar de não estar confirmada oficialmente a supressão de combóios de passageiros no troço da Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e a Figueira da Foz, a partir do próximo dia 15, a verdade é que todos os dias são suprimidas ligações, em todo o percurso. Só hoje de manhã, já tinham sido suprimidos quatro num sentido ou no outro, num total de vinte previstas para o dia todo.

A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, reunida ontem, 6 de Setembro, concluiu que de uma forma ou de outra, com ou sem concretização da medida prevista no Plano Estratégico de Transportes, a situação na Linha do Oeste agrava-se de dia para dia, com graves consequências para os utentes.

A sistemática supressão de ligações ferroviárias na Linha do Oeste, a que se soma a degradação das condições de utilização das infraestruturas pelos passageiros, só está a contribuir para a consumação daquilo que este e anteriores governos e respectivos representantes nos conselhos de administração da CP sempre desejaram – encerrar a Linha do Oeste!

As informações sobre o que se poderá passar nos próximos dias, parecem ser contraditórias. Contudo, parece não haver dúvida de que houve mexidas nas escalas de serviço dos trabalhadores da CP relacionados com a Linha do Oeste, para os próximos dias. Não há dúvida também que, na 4ª feira passada, transmitiram a um passageiro na bilheteira da Estação de Meleças, que a partir de 17 não haveria combóios para a Figueira da Foz. Não há dúvida também que aproveitando a greve dos maquinistas, a CP está a suprimir boa parte dos combóios de passageiros na Linha do Oeste. E não há dúvida também que a CP está a desviar maquinistas para assegurar os combóios alfas pendulares e intercidades nas linhas principais.

Perante este quadro, a Comissão concluiu que:

O serviço na Linha do Oeste está a degradar-se de dia para dia;
Com as sistemáticas supressões de comboios, os passageiros estão a afastar-se deste meio de transporte, nomeadamente os utentes diários;
O Conselho de Administração, ao SNTSF, não disse nem que sim, nem que não há hipótese de supressão;
Com esta situação, o lobby do transporte rodoviário de passageiros,só está a ganhar;
O Governo continua sem dar resposta às propostas apresentadas no relatório "Nelson Oliveira" e o Conselho de Administração da CP parece não querer assumir uma posição diferente daquela que tem tido até hoje;
Independentemente da data, o que é importante é que a medida se não concretize e que o governo afaste definitivamente essa possibilidade.

E assim, decidiu:

1. Distribuir nos próximos dias um comunicado à população e em particular aos utentes;
2. Solicitar reuniões com o Secretário de Estado dos Transportes e com o novo presidente do CA da CP, para saber se foi ou não alterada a posição assumida no PET/2011 e entregar um memorando com o conjunto de problemas que afectam os utentes na LO.
3. Solicitar uma reunião à Plataforma para saber se pensam levar por diante novas diligências para obter resposta do Relatório "Nelson Oliveira" e propor ainda a realização de uma iniciativa conjunta em defesa da LO.

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