02 abril 2018


A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste lançou há cerca de um mês uma Petição, dirigida ao Presidente da Assembleia da República, que visa requerer que o Parlamento delibere no sentido de obrigar o Governo a dotar  a Infraestruturas de Portugal, SA (IP,SA), dos meios necessários à modernização da Linha do Oeste e a Comboios de Portugal (CP) das disponibilidades financeiras adequadas para a aquisição urgente do material circulante indispensável a um bom serviço de transporte de passageiros.

São necessárias, no mínimo, quatro mil assinaturas. A Petição está distribuído pelos vários concelhos de influência da Linha, desde Sintra à Figueira da Foz e dentro em breve também poderá ser subscrita na Internet.

APELAMOS A QUE CONTRIBUA PARA A DEFESA DA LINHA DO OESTE.

A SUA ASSINATURA É UM APOIO INDISPENSÁVEL PARA ESTA LUTA.

PETIÇÃO

PELA MODERNIZAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE

Excelentíssimo Senhor
Presidente
da Assembleia da República


A Linha do Oeste continua sujeita à supressão de comboios, provocada pela falta de material circulante, cada vez mais envelhecido e sem possibilidade de reparação ou substituição, fazendo com que diariamente os passageiros fiquem sujeitos a períodos de espera prolongados pelo comboio seguinte ou sejam transportados em autocarros com percursos que demoram muitas das vezes o dobro do tempo.

Desde o início de 2017 que os passageiros passam por um verdadeiro martírio, já que estão sistematicamente sujeito à incerteza de haver ou não haver comboio e sem qualquer informação ou pedido de desculpas por parte da CP, já que, como se sabe, a grande maioria das estações e apeadeiros, estão encerrados ou não têm pessoal e é inexistente qualquer serviço electrónico de indicação dos horários ou alterações.

Estamos em presença de um reiterado incumprimento da obrigação do Governo em fornecer, através da CP, um serviço público de qualidade, de transporte público de passageiros, sem que haja indicações de a situação vir a ser corrigida a curto prazo de forma consistente, o que associado ao sucessivamente adiado plano de modernização da Linha, poderá pôr em causa o futuro da Linha do Oeste.

Uma Linha que reúne potencialidades inigualáveis como factor de desenvolvimento económico e social da região do Oeste, como meio de ligação entre as regiões de Lisboa, Leiria e Coimbra e como troço ferroviário alternativo à Linha do Norte.

Os Signatários da presente Petição, vêm requerer à Assembleia da República que, no quadro das competências que lhe cabem, delibere no sentido de obrigar o Governo a dotar a Infraestruturas de Portugal, SA (IP,SA), dos meios necessários à modernização da Linha do Oeste e a Comboios de Portugal (CP) das disponibilidades financeiras adequadas para a aquisição urgente do material circulante indispensável a um bom serviço de transporte de passageiros.

Sem comentários: