LINHA
FERROVIÁRIA DO OESTE
É
PRECISO CONTINUAR A LUTA:
POR
MAIS COMBOIOS
PELA
MODERNIZAÇÃO DA LINHA
CONTRA
A SUPRESSÃO DE HORÁRIOS
A CP tentou por em vigor, a partir de 10 de Junho, novos horários para a Linha do Oeste, com a supressão das ligações directas das Caldas da Rainha a Coimbra e a eliminação de vários comboios também a sul das Caldas da Rainha, reduzindo claramente a oferta ao longo do dia, com claro prejuízo para os utentes sem alternativas de ligação num sentido ou no outro.
A pronta reacção da Comissão Para
a Defesa da Linha do Oeste, protestando contra esta intenção da CP
e o descontentamento manifestado pelos utentes, fez com que a
situação se alterasse, com o Ministério do Planeamento e
Infraestruturas a anunciar que não dava o aval à alteração dos
horários apresentada pela Empresa.
Contudo,
não podemos ficar descansados, já que poderão surgir novas
tentativas da CP, para proceder à alteração dos horários, com o
mesmo ou idêntico grau de supressão de comboios, o que é de todo
inaceitável, pelo prejuízo que causa aos utentes e pelo que
hipoteca o futuro da Linha do Oeste.
Não podemos descansar.
É
PRECISO CONTINUAR A LUTA
-SÃO
PRECISOS MAIS COMBOIOS
Desde
o início de 2017 que os utentes da Linha do Oeste sofrem os efeitos
da sistemática supressão de comboios, parte das vezes substituídos
por autocarros e táxis, resultado da crescente falta de composições
a diesel para servir a Linha do Oeste.
Esta
ausência de investimento da CP é o reflexo da opção política de
sucessivos governos que têm apostado na construção de autoestradas
e no consequente favorecimento do transporte rodoviário de
passageiros.
Mesmo
que os horários não sejam alterados, o insuficiente número de
composições continuará a provocar supressões diárias de
comboios, pelo que se exige da CP a adopção de urgentes medidas
para resolver este problema, sem hipotecar o futuro da Linha do
Oeste.
-PELA
MODERNIZAÇÃO DA LINHA
A
modernização da Linha do Oeste, com a sua requalificação, através
da electrificação, automatização da sinalização e agulhas,
melhoria do traçado, duplicação da via onde se justifique,
recuperação das estações e apeadeiros, coordenação dos horários
com os do transporte colectivo de passageiros, é uma peça
fundamental para garantir o futuro deste troço ferroviário.
O
actual plano de modernização da Linha, ainda em fase de projecto,
peca por insuficiente, considerando que só atingirá o troço entre
Meleças e Caldas da Rainha. E, ainda assim, só em 2021, estará
concluído.
Pelo
que se exige que o troço entre Caldas da Rainha e Louriçal, no
imediato, seja incluído num novo plano de modernização, a lançar
quanto antes.
PETIÇÃO
COM MAIS DE 6400 ASSINATURAS
ENTREGUE
NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
A
Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste, foi recebida pelo
Vice-Presidente da Assembleia da República, em audiência, no dia 28
de Maio, a quem foi entregue a Petição “PELA MODERNIZAÇÃO DA
LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE”, juntamente com 6408 assinaturas.
Espera-se
agora a apreciação da Petição, altura em que esta Comissão
poderá pronunciar-se novamente sobre o assunto e, mais tarde, em
Plenário.
A
Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste manifesta o seu
agradecimento a todos os que subscreveram a Petição e aos que
contribuíram para a recolha de um número tão significativo de
assinaturas, na convicção de que esta disponibilidade e mobilização
é o garante de que a Linha do Oeste terá futuro.
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