07 julho 2018


LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE

É PRECISO CONTINUAR A LUTA:
POR MAIS COMBOIOS
PELA MODERNIZAÇÃO DA LINHA
CONTRA A SUPRESSÃO DE HORÁRIOS

A CP tentou por em vigor, a partir de 10 de Junho, novos horários para a Linha do Oeste, com a supressão das ligações directas das Caldas da Rainha a Coimbra e a eliminação de vários comboios também a sul das Caldas da Rainha, reduzindo claramente a oferta ao longo do dia, com claro prejuízo para os utentes sem alternativas de ligação num sentido ou no outro.

A pronta reacção da Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste, protestando contra esta intenção da CP e o descontentamento manifestado pelos utentes, fez com que a situação se alterasse, com o Ministério do Planeamento e Infraestruturas a anunciar que não dava o aval à alteração dos horários apresentada pela Empresa.

Contudo, não podemos ficar descansados, já que poderão surgir novas tentativas da CP, para proceder à alteração dos horários, com o mesmo ou idêntico grau de supressão de comboios, o que é de todo inaceitável, pelo prejuízo que causa aos utentes e pelo que hipoteca o futuro da Linha do Oeste.

Não podemos descansar.

É PRECISO CONTINUAR A LUTA

-SÃO PRECISOS MAIS COMBOIOS

Desde o início de 2017 que os utentes da Linha do Oeste sofrem os efeitos da sistemática supressão de comboios, parte das vezes substituídos por autocarros e táxis, resultado da crescente falta de composições a diesel para servir a Linha do Oeste.

Esta ausência de investimento da CP é o reflexo da opção política de sucessivos governos que têm apostado na construção de autoestradas e no consequente favorecimento do transporte rodoviário de passageiros.

Mesmo que os horários não sejam alterados, o insuficiente número de composições continuará a provocar supressões diárias de comboios, pelo que se exige da CP a adopção de urgentes medidas para resolver este problema, sem hipotecar o futuro da Linha do Oeste.

-PELA MODERNIZAÇÃO DA LINHA

A modernização da Linha do Oeste, com a sua requalificação, através da electrificação, automatização da sinalização e agulhas, melhoria do traçado, duplicação da via onde se justifique, recuperação das estações e apeadeiros, coordenação dos horários com os do transporte colectivo de passageiros, é uma peça fundamental para garantir o futuro deste troço ferroviário.

O actual plano de modernização da Linha, ainda em fase de projecto, peca por insuficiente, considerando que só atingirá o troço entre Meleças e Caldas da Rainha. E, ainda assim, só em 2021, estará concluído.

Pelo que se exige que o troço entre Caldas da Rainha e Louriçal, no imediato, seja incluído num novo plano de modernização, a lançar quanto antes.

PETIÇÃO COM MAIS DE 6400 ASSINATURAS
ENTREGUE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste, foi recebida pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, em audiência, no dia 28 de Maio, a quem foi entregue a Petição “PELA MODERNIZAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE”, juntamente com 6408 assinaturas.

Espera-se agora a apreciação da Petição, altura em que esta Comissão poderá pronunciar-se novamente sobre o assunto e, mais tarde, em Plenário.

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste manifesta o seu agradecimento a todos os que subscreveram a Petição e aos que contribuíram para a recolha de um número tão significativo de assinaturas, na convicção de que esta disponibilidade e mobilização é o garante de que a Linha do Oeste terá futuro. 

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